4 livros entre medos e coragem – Movimento Temático
Sempre me perguntam que livros sugiro para ajudar crianças a lidar com os medos. Escuro, bruxas, fantasmas, medo de ficar sozinho, e tantos outros. Certa vez ouvi de uma psicóloga a importância de ajudarmos as crianças a enfrentar seus medos, e não escondê-los. Que nem sempre vai adiantar falarmos que não existe ali uma bruxa ou um lobo.
Estamos passando por tantos momentos delicados e, sabendo que os livros são bons disparadores de conversas, selecionei alguns que poderão ser ponte de diálogos entre medos e coragem! Metáforas para todas as idades!
A princesinha medrosa
(Odilon Moraes, Editora Jujuba)
Imagine só uma princesinha que tinha medo do escuro, e então, ordenou que todas as luzes do palácio ficassem acesas, e que o sol brilhasse o tempo todo. Eram muitos os seus medos.
Uma história que provoca ao leitor reflexões sobre a construção de sua identidade e os caminhos da coragem.
A vida não me assusta
(Maya Angelou e Jean-Michel Basquiat, Editora Darkside)
Uma história sobre nós! Sobre a experiência de vida, perseverança e orgulho, sobre o bom e o mau, nossos medos. “Um convite a todos parar que a gente escreva as nossas próprias histórias.” Sara Janes Boyers
Uma potência! Arte através de palavras e imagens.
Chapeuzinho Amarelo
(Chico Buarque e Ziraldo, Editora Autêntica)
Este clássico nos traz a histria de uma menina cheia de medos, mas também coragem e superação. Uma metáfora para variados momentos de nossas vidas.
Tenho medo
(Ivar da Coll, Editora Livros da Matriz)
Muitas vezes, é quando estamos sozinhos que os medos aparecem. Naqueles silêncios de ouvir o vento, de ouvir tudo que nossa mente pode criar.
Uma histria que nos leva a entender que, quando buscamos conhecer melhor aqueles que nos amedrontam, certamente nosso medo poderá diminuir.